Música de Minas começou como uma pesquisa desenvolvida pelo músico e compositor Geraldo Vianna para catalogar artistas mineiros dos mais diversos gêneros musicais. Em 2007, depois de meses organizando a história e a obra desses músicos, todo o material foi disponibilizado para o público, na web.

Mas o trabalho não terminou. Ainda há muito a ser resgatado e muito a ser descoberto. Por isso, o Música de Minas se abre à participação de todos. Artistas, colecionadores, curiosos e aficionados por música podem participar desta comunidade.

Elaboramos um pequeno roteiro para quem deseja saber como participar. Caso permaneça alguma dúvida, entre em contato com a gente.

1. Como posso me cadastrar?

Para manter a qualidade de toda a informação disponibilizada no Música de Minas, todos os visitantes que desejam colaborar devem se cadastrar no site.

É um processo bem simples. Primeiro, no menu principal, clique no botão Crie uma conta, preencha o formulário com seus dados e clique no botão Criar uma conta. Você então receberá por email um link para confirmar seu cadastro. Clique no link e pronto. Seu cadastro está confirmado. Você receberá mais um email confirmando seu cadastro no site.

2. Não recebi o link de confirmação

Após preencher o formulário para criar sua conta, você deve receber no email informado um link para confirmar seu cadastro. Caso não receba, veja se a mensagem não está em sua caixa de spam ou em outra pasta do seu programa de emails.

Se mesmo assim não encontrá-la, passe o mouse pelo botão Login do menu principal e insira o usuário e a senha criados. O site irá reenviar o link de confirmação para seu email.

3. Como acesso minha conta?

Depois de clicar no link de confirmação do seu cadastro, você já pode acessar sua conta. Passe o mouse sobre o botão Login do menu principal e insira o usuário e senha criados.

Caso não se lembre de seu usuário ou senha, clique no link Esqueceu seu usuário ou senha? e siga os passos da página.

4. Como posso alterar minhas informações?

Todas as suas informações estarão disponíveis na página Minha Conta, acessada através do menu principal. Você pode alterar qualquer informação de seu cadastro clicando no botão Atualize seu perfil e alterar as informações que deseja.

5. Como posso colaborar com o site?

Existem três formas de você colaborar com o Música de Minas: adicionando artistas, álbuns e músicas.

Como o objetivo do site é contribuir para a divulgação da cultura musical mineira, você pode cadastrar uma grande variedade de informações em cada um dos itens. Por isso, dê uma olhada no formulário específico para cada item e tente reunir o maior número de informações que puder.

Quando você adiciona um artista, um álbum ou uma música, você passa a ser o administrador desses itens. Somente o administrador pode editar e incluir novas informações em cada um dos itens adicionados. Mas outros usuários podem adicionar novos álbuns a um artista já adicionado.

Por se tratar de um site colaborativo, contamos com a ajuda de todos na veracidade das informações divulgadas.

6. Como adiciono um artista?

Primeiro, acesse sua conta clicando no botão Minha conta

do menu principal. Em seguida, clique no botão Adicione um artista.

O formulário possui diversos campos que podem ser preenchidos, mas apenas os campos Nome do artista e Letra inicial (do nome do artista) são de preenchimento obrigatório. Abaixo, algumas dicas para o preenchimento dos campos:

Imagem: não selecione imagens muito pequenas do artista.

Gênero: selecione na lista o gênero principal ao qual pertence o artista.

Período de atividade: procure usar o padrão ano de início-ano de término (Exemplo: 1968-2013). Caso o artista ainda esteja em atividade, use o formato ano de início- (Exemplo: 1968-).

Review: inclua uma biografia sobre o artista. Você pode utilizar o editor de texto disponível na página ou copiar um texto de outro editor. Caso opte por esta segunda opção, utilize o recurso Paste as plain text, disponível sobre o botão Paste na barra de ferramentas.

Artistas relacionados: ao clicar neste campo, aparecerá uma lista de artistas já cadastrados no site. Selecione os que possuem alguma relação musical com aquele que você está adicionando. Esses artistas aparecerão na página do artista adicionado, com links para suas respectivas páginas.

Palavra-chaves: inclua todas as palavras que você acredita estarem associadas a este artista. Isso ajudará o sistema de busca interna a encontrar esse artista.

Depois de preencher todos os campos desejados, clique em Salvar artista. Você poderá editar ou incluir novas informações futuramente.

7. Como adiciono um álbum?

Primeiro, acesse sua conta clicando no botão Minha conta do menu principal. Em seguida, clique no botão Adicione um álbum.

O formulário possui diversos campos que podem ser preenchidos, mas apenas os campos Nome do álbum e Formato são de preenchimento obrigatório. Abaixo, algumas dicas para o preenchimento dos campos:

Artista: caso esteja adicionando um álbum de um artista que ainda não está cadastrado no Música de Minas, clique no link Adicione um novo e digite o nome do artista. Depois de salvar as informações do álbum, vá até a página do artista e complete com as outras informações.

Capa do álbum: para manter a qualidade das imagens disponibilizadas no Música de Minas, orientamos que os colaboradores procurem usar imagens com no mínimo 500px de largura para as capas.

Músicas: neste formulário, você poderá incluir as informações básicas das faixas do álbum, como número do disco, número da faixa e nome da faixa. Posteriormente, você poderá acessar a página de cada faixa e incluir mais informações.

Duração: duração completa do álbum. Siga o padrão horas: minutos:segundos, incluindo cada um desses valores em um campo.

Link para compra: caso o álbum esteja à venda na loja Gvianna, você pode incluir o link do álbum neste campo.

Review: inclua um texto sobre o álbum. Você pode utilizar o editor de texto disponível na página ou copiar um texto de outro editor. Caso opte por esta segunda opção, utilize o recurso Paste as plain text, disponível sobre o botão Paste na barra de ferramentas.

Palavra-chaves: inclua todas as palavras que você acredita estarem associadas a este álbum. Isso ajudará o sistema de busca interna a encontrar esse álbum.

Depois de preencher todos os campos desejados, clique em Salvar álbum. Você poderá editar ou incluir novas informações futuramente.

8. Como adiciono mais informações às músicas?

Depois de adicionar as informações básicas de cada faixa do álbum, você poderá incluir outras informações. Para isso, navegue até a página do álbum e clique na faixa desejada. Na página da faixa, clique no botão da engrenagem e selecione a opção Editar esta música.

O formulário possui diversos campos adicionais que podem ser preenchidos. Abaixo, algumas dicas para o preenchimento dos campos:

Vídeo no YouTube: caso a música tenha um clipe no YouTube, você pode adicionar este clipe à sua página. Para isso, cole a última parte do endereço do vídeo, como mostra o exemplo.

Review: inclua um texto sobre a música. Você pode utilizar o editor de texto disponível na página ou copiar um texto de outro editor. Caso opte por esta segunda opção, utilize o recurso Paste as plain text, disponível sobre o botão Paste na barra de ferramentas.

Letra: inclua a letra da música. Você pode utilizar o editor de texto disponível na página ou copiar um texto de outro editor. Caso opte por esta segunda opção, utilize o recurso Paste as plain text, disponível sobre o botão Paste na barra de ferramentas. Lembre-se de respeitar a divisão dos versos e estrofes, colocando cada verso em uma linha e pulando uma linha para separar as estrofes.

Depois de preencher todos os campos desejados, clique em Salvar música.

9. Como edito as informações de um artista ou de um álbum?

Depois de adicionar um álbum ou um artista, você pode editar ou incluir novas informações sobre eles. Para isso, navegue até a página do artista ou do álbum, clique no botão da engrenagem e selecione a opção Editar este artista ou Editar este álbum.

O formulário de edição é o mesmo formulário usado para adicinar um artista ou um álbum. Para mais informações sobre como usá-lo, clique nas perguntas 6 e 7.

10. Como excluo um artista ou um álbum?

Caso queira excluir um artista ou um álbum e todas as suas informações, navegue até a página do artista ou do álbum, clique no botão da engrenagem e selecione a opção Apagar este artista ou Apagar este álbum.

Lembre-se de que todas as informações deste artista ou álbum serão apagadas do site.

11. Como excluo uma música?

Caso queira excluir uma música e todas as suas informações, navegue até a página do álbum, clique no botão da engrenagem e selecione a opção Editar este álbum. Na lista de músicas do álbum, selecione a que deseja apagar e marque o Box do lado esquerdo, ao lado do título da música. Em seguida, clique no botão Apagar música selecionada.

Lembre-se de que todas as informações desta música serão apagadas do site.

12. Por que não consigo editar ou apagar um artista, álbum ou música?

Somente os usuários que adicionaram as informações poderão editá-las ou excluí-las. Mas outros usuários poderão adicionar novos álbuns a um artista existente.

13. Sou artista e não administro a minha página.

Caso um artista tenha sua página criada por outro usuário, ele pode optar por administrá-la. Para isso, entre em contato com o Música de Minas informando seu telefone de contato.

14. Sou artista e gostaria de colocar meus álbuns à venda no Gvianna.

A loja gvianna.com.br e o site Música de Minas são administrados pela mesma equipe. Caso tenha interesse em colocar seus álbuns à venda, entre em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones 31 3371-0860 e 9993-5830.

15. Como posso publicar meus textos no Música de Minas?

Além de todo o conteúdo enciclopédico sobre artistas e suas produções musicais, o Música de Minas possui ainda uma área informativa, com notícias, entrevistas, artigos, textos opinativos e agenda de eventos. Boa parte do material é produzido pela equipe que administra o site e um grupo de colaboradores.

Se você se interessa por música mineira e gostaria de fazer parte do nosso grupo de colaboradores, envie um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com um texto de sua autoria. Lembramos que a colaboração não é remunerada e não constitui vínculo empregatício.