Aécio Flávio

Compartilhe

Aécio Flávio do Rego nasceu em Belo Horizonte, na década de 40. Filho de Dona Flaviana Rego e do operário e saxofonista amador Constantino Rego, aos oito anos de idade despertou para a música ao observar o pai ensaiando. Seu primeiro instrumento foi uma gaita, mas também passou pelo cavaquinho, violão, acordeom, vibrafone, piano e flauta. Como tinha paixão por todos os instrumentos, se especializou em orquestrações e se tornou arranjador.

Músico profissional desde os 17 anos, como vibrafonista e chefe de orquestra, participou do 1º. Festival de Música Popular de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, onde Milton Nascimento atuou como contrabaixista em seu grupo. Foi também em seu grupo que o irmão mais novo do contrabaixista Paulo Horta, Toninho Horta, deu seus primeiros acordes profissionais ao substituir o guitarrista Chiquito Braga que fora para o Rio de Janeiro.

Amigo de Marilton Borges e Célio Balona, era freqüentador assíduo do Ponto dos Músicos e da Boate Berimbau.

Mudou-se para o Rio de Janeiro e lá passou a trabalhar com Carlos Lyra, realizando vários shows e acompanhando artistas como Baden Powell, Taiguara, Fafá de Belém, Nana Caymmi, Marília Pêra, entre ouros. Como professor, Aécio trabalhou no Rio de Janeiro para o Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano, com o projeto “Acordes da Vila”, onde dava aulas para crianças com idade acima de oito anos.

Trabalhou como arranjador e assistente de direção musical do programa "Fantástico" (TV Globo), atendendo ao convite de Guto Graça Mello, onde permaneceu por três anos.

Convidado por Augusto César Vanucci, foi contratado pela TV Manchete para assinar a direção musical do programa "Miéle & Cia.", função que exerceu durante dois anos aproximadamente.

No início dos anos de 1980, gravou seu primeiro disco, para a série "Música brasileira contemporânea", lançado pela PolyGram. Participavam de seu grupo Jane Duboc e Leo Gandelman.

Como compositor, tem músicas gravadas por Zizi Possi, Elba Ramalho, Leny Andrade, Jane Duboc, Emílio Santiago, Kenia (EUA), Viva Brazil (EUA), Loalwa Braz, do grupo Kaoma (França), Cecília Bustos (México) e Billy Paul (EUA), entre outros artistas.

Recebeu o “Prêmio Sharp”, na categoria Música Instrumental, em sua terceira edição, pela música "Amo", gravada por Chiquinho do Acordeom, composta para a peça teatral do mesmo nome sobre a vida do poeta russo Maiakovski.

Compôs a trilha sonora do musical infantil "Cinderela chinesa".

Participou, como arranjador, das trilhas sonoras de "A volta de Chico Mau", dirigida por Lupe Giglioti, "Entre amigas", dirigida por Cecil Thiré, "Uma dama e um vagabundo", dirigida por Marcelo Sabak, e "Pobre menina rica", de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes.

Fez arranjos e direção musical para shows de vários artistas, como Marlene, além de "Brasileiro, profissão esperança", dirigido por Bibi Ferreira, que estreou no Canecão (RJ). Fez temporada de três meses no Teatro Teresa Raquel (RJ), excursionou por todo o Brasil e teve uma montagem em Nova York (EUA).

Foi responsável pela trilha sonora do filme "Que bom te ver viva", de Lucia Murat, vencedor do Festival de Cinema de Brasília.

Em 1998 e 1999, atuou no show "Beco de estrelas", com a cantora Tahta, sua filha. O espetáculo, que teve participação especial e direção de Miéle, foi realizado no Little Club (RJ), na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá e no Teatro Municipal de Niterói.

É proprietário do estúdio de gravação Capital Sound, onde se dedica à produção de CDs independentes, jingles publicitários e trilhas sonoras para rádio, televisão e teatro.

Vive atualmente em Belo Horizonte e continua suas atividades como professor.


Álbuns (1)
Músicas (9)
# Música Álbum
1 O Menino Azul Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
2 Caminho Da Roça Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
3 Encontro Das Águas Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
4 Folia Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
5 Mar De Espanha - MG Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
6 Rastro De Outono Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
7 Vôo Livre Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
8 Menino Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
9 Caminho Da Barra Música Popular Brasileira Contemporânea (Aécio Flávio & Quartezanato)
Powered by Music Collection for Joomla!